segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sistema respiratório

É o sistema responsável por fornecer oxigênio para o sangue que irá manter todas as células do corpo em funcionamento.

O sistema respiratório é dividido em duas porções:

1 – Vias aéreas superiores: Formado pela boca, nariz, cavidade nasal, naso faringe, oru faringe e laringo laringe. Tem a função de captação, filtragem, umidificação e aquecimento do ar.

2 – Vias aéreas inferiores: Formado pela traquéia, carina, bronco principal direito e esquerdo, bronquios segmentares, bronquíolos e alvéolos ( encontra-se dentro do pulmão).

A transição da vias aéreas superiores com as vias aéreas inferiorese a cartilagem cricoide .

O sistema de proteção respiratório é composto pelos ossos da face, sistema de cartilagens da laringe e a caixa torácica.

A respiração é dividida em duas instâncias:

a) Inspiração: entrada do ar (ativo)

b) Expiração: saída do ar (passivo) responsável parcial pela retirada de CO2 e vapor da água (líquido).

MÚSCULOS

O sistema respiratório só funciona devido a uma ação contínua dos músculos que realizam a inspiração e podem auxiliar numa expiração forçada.

Músculos da Inspiração : Diafragma, intercostais internos, externocleidomastoideo, serrátil e escalenos.

Músculos da expiração :Intercostais e abdominais.

Diafragma: Músculo que devido a sua posição anatômica divide o tórax do abdômen. É formado por duas hemicúpulas sendo que abaixo do lado direito encontra-se o fígado e abaixo do lado esquerdo encontra-se o estômago. Superior a eles estão os dois pulmões.

Suas inserções são: Últimas costelas, processo xifóide, L3 e L4. Existindo também um centro tendíneo frenico.

Sua inervação é mista sendo portanto voluntário e involuntário.

Ao se contrair exerce alterações em duas porções distintas:

a) Abdominal: aumentando a pressão abdominal, simulando o ato de evacuar.

b) Toracica: traciona os dois pulmões para baixo, diminuindo a pressão toracica permitindo que o ar entre até os pulmões.

PULMÕES

O sistema respiratório possui 2 pulmões o direito e o esquerdo.

Pulmão Direito: Maior que o pulmão esquerdo, possuindo 3 lobos (superior, médio e inferior).

Pulmão Esquerdo: Menor, devido ao posicionamento do coração, possuindo lobos grandes (superior e inferior)e um lobo atrofiado Lobo da Língula.

São dividido em: Vias aéreas, Pleura Parietal e Pleura viceral.

Os pulmões são revestidos por duas lâminas chamadas de Pleuras, intermediadas pelo Líquido Pleural, que asseguram a pressão interna do pulmão.

A função do pulmão é de garantir a chegada do oxigênio até o sangue, através do sistema alvéolo capilar.

A frequência respiratória é identificada pela sigla IRPM ( incursões respiratórias por minuto).

Mediastino é o espaço entre os pulmões.

Temos em media 15 incursões por minuto.

Na atmosfera contém: 20% Oxigênio

5% Gás Carbônico

79% Nitrogênio

MECÂNICA VENTILATÓRIA

HEMATOSE PULMONAR

A pleura parietal está presa no diafragma e nas costelas, quando inspiramos o diafragma, serrátil, escalenos e os músculos intercostais internos contrai tracionando a pleura parietal para baixo e para os lados, aumentando a pressão no líquido pleural, tracionando também a pleura visceral, aumentando a pressão que era de –5mmhg para –7,5 mmhg. Este processo faz com que a pressão negativa do pulmão aumente realizando a inspiração.

Na expiração o músculo do diafragma, serratil, escalenos e os intercostais internos relaxam fazendo com que as pleuras volte ao seu estado normal, consecutivamente o pulmão também volta ao normal.

O diafragma é responsável por 50% da mecânica ventilatória e os outros 50% e realizado pelos músculos intercostais internos, serratil e o escaleno.

Na inspiração geralmente entra para os pulmões 104 mmhg de oxigênio e 40 mmhg CO2.

Na expiração o sistema venoso retorna com um sangue com 40 mmhg oxigênio e 45 mmhg CO2 para o pulmão.

HEMATOSE TECIDUAL

O ar contém umidade, e quando inspiramos absorvemos esta umidade que se transforma em água que acumula-se nos alvéolos. Estas moléculas de água tendem a unir-se, este processo chamamos de: “Tensão superficial dos líquidos “.

Porque os alvéolos não colaba (colam as paredes pela umidade da água)?

1 - Porque os alvéolos não ficam totalmente sem ar, existe constantemente um volume residual que mantém os alvéolos parcialmente insuflados ( com ar) 50%.

2 – Porque dentro dos alvéolos existe uma lipoproteina chamada (surfactante), produzida pelas células epiteliais alveolares do tipo 2, que diminui a tensão superficial dos líquidos em 50%.

Células epiteliais alveolares do tipo I = 90%

Células epiteliais alveolares do tipo II = 10%

Pús : São nada mais que células de defesa mortas e células de bactérias ou virus mortas.

A asma e a pneumonia são duas patologias do Sistema respiratório que afeta o circulatório.

O infarto e a embolia são duas patologias do Sistema circulatório que afeta o respiratório.

PNEUMONIA: É a invasão de agentes patogênicos nos alvéolos pulmonares, aonde ocorre uma batalha destes agentes patogênicos com os agentes imunológicos, esta batalha morrem muitas células (pús) dentro dos alvéolos, com isso o oxigênio que entra na inspiração, não é bem captado pelos vasos capilares das paredes dos alvéolos, pois o pús (catarro) fica entre o ar e as paredes, tendo assim menos oxigênio na corrente sangüínea. Alterando o sistema circulatório.

ASMA: É uma obstrução das vias respiratórias por agentes patogênicos causando um edema, dificultando a entrada do ar e assim tendo pouco oxigênio dentro dos pulmões, afetando o sistema circulatório. O uso da bombinha faz vaso dilatação das vias respiratórias liberando a entrada do ar.

A natação é a atividade física mais indicada pois trabalha muito a musculatura dos membros superiores, aumentando relativamente a caixa toracica tendo assim mais facilidade na inspiração mesmo com a presença da asma.

EMBOLIA: São embolos que estão localizados geralmente em vasos de pequeno calibre, que quando deslocados irão pelo sistema venoso em vasos de maiores calibres dando passagem livre para o mesmo que passam pelo coração e vão para o pulmão aonde se prendem nos capilares alveolares afetando o sistema respiratório.

INFARTO DO MIOCÁRDIO : É uma necrose isquêmica do miocárdio, resultante da oclusão de seu suprimento arterial ou drenagem venosa, com isso o coração terá mais dificuldade de enviar sangue aos órgãos inclusive aos pulmões que desencadeia um processo de liberação de substâncias químicas enviadas ao SNC e a região necessitada de sangue com nutrientes e O2, o SNC envia um sinal ao Coração para o mesmo trabalhar mais. Isto com certeza afeta o sistema respiratório deixando o pulmão com déficit sangüíneo.

POLICITEMIA: É o aumento do número de hemácias, devido a pouca oferta de oxigênio. (Efisema pulmonar, Asma) Rarefação.

Em altitudes o oxigênio é mais escasso e é por isso que não conseguimos respirar direito.

Na realidade para que nosso corpo possa acostumar com pouco oxigênio sem nenhuma mudança no sistema circulatório. A medula óssea libera mais hemácias (pois é ela que transporta o oxigênio para os tecidos). As hemácias aproveita todo o oxigênio captado pelos pulmões sem desperdiçar nada. O que não ocorre em baixas altitudes.

2 comentários:

Carlos disse...

Muito legal o material.
Parabéns e obrigada.

Anônimo disse...

A porcentagem de Ar na Atmosfera esta incorreto.