segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Globalização

Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e politícas que vêm acontecendo nas últimas décadas. A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais.

Aspectos positivos:

As empresas se expandem globalmente para criar lucros, aumentar seu potencial de crescimento e ganhar com a troca de tecnologia.

Aspectos negativos:

Há riscos, como as desvalorizações da moeda corrente e as crises globais; porém no final das contas, as operações estrangeiras podem proporcionar menores custos de produção e, as vezes menores custos de empréstimos.

O meio ambiente em todos os seus componentes tem sido e continuará cada vez mais sendo afetado pelo processo de globalização da economia.
Os impactos da globalização da economia sobre o meio ambiente decorrem de seus efeitos sobre os sistemas produtivos e sobre os hábitos de consumo das populações. Alguns desses efeitos tem sido negativos e outros positivos.

Um comentário:

Anelise disse...

Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.